o caminho da espontaneidade

"Geralmente quando sou muito espontâneo, acabo por falar m3*#a/asneiras/idiotices. Então, como ser espontâneo vai me permitir evoluir e ter consciência disso?"

Uauu! É mesmo uma boa pergunta! 

É o ego querendo evoluir.

Sim, porque evolução para o ego é aprender a fingir melhor, ser superior, passar a imagem de evoluído e super...lol

...

Quero começar com essa, pois é demais:

"Teimoso é quem teima comigo".:D

hahaha eu adoro essa. É mesmo cômica.

Mas somente quando se usa com humor (espírito, ego maduro/saudável).

Quando se quer mostrar/"provar" que o seu jeito de fazer as coisas é o melhor ou o mais eficiente, é apenas o ego em sua forma mais primitiva (imatura) a teimar, furioso e a bufar, o que apenas leva a situação a um nível de estresse desnecessário. 

Mas...por que é que somos teimosos? Por que é que insistimos em fazer certo tipo de coisas e escolhas mesmo sabendo que não vai resultar ou dar em coisa boa, que será um erro repetido e que poderá inclusive potencializar o sofrimento?

Obviamente não vai voltar a fazer escolhas que tem levem a isso.

Mas hey, isso se DE FATO está evoluido(a) há um nível que te permita isso :D.

Mas, porém, contudo... acontece que o big problem aqui é que geralmente fingimos ser mais evoluídos (e mais espertos, mais legais, mais incríveis...) do que realmente somos. Yaap, eu sei. É duro ouvir isso. Mas é assim que é. E não tem mal nenhum, até porque estamos inconscientes disso. Em algumas situações percebemos quando o fazemos, mas ocasionalmente apenas. 

ESSE É O PONTO CHAVE AQUI.

...

Vamos de novo:

"geralmente quando sou muito espontâneo, acabo por falar m3*#a/asneiras/idiotices. Então, como ser espontâneo vai me permitir evoluir e ter consciência disso?"

Perceba que, se sai m3*#a ou asneira ou idiotices quando você é espontâneo, é porque é esse o seu nível de consciência atual. Mas oka, tá tudo bem, é o que você é. Não há mal nenhum nisso, pois somente sendo o que somos e dando-nos de conta disso que poderemos avançar e ir além. E é preciso humildade e coragem para admitir (a si próprio, não tem nada haver com os outros). 

Porque ser espontâneo é o mesmo que se autêntico. E ser autêntico não significa ser o cara, perfeito, íntegro ou mega evoluído. Significa ser você mesmo, tal como é agora, com suas qualidades e falta delas*. 

E só há crescimento/evolução com desafios, erros e experiência. Mas se seguir a ser e agir a partir de comportamentos pensados e calculados (ou seja, nada espontâneos), não vai evoluir de fato, apenas aprenderá uma maneira de fingir ser algo (confiante, calmo, tranquilo, enfim...) em determinadas situações. Em outras palavras, usará máscaras. As famosas máscaras sociais. 

É o nosso mundo. A festa de máscaras do ego uhu.

Se não for espontâneo não vai crescer/evoluir, pois sequer vai ganhar consciência do que realmente é, e isso vai bloquear cada vez mais sua espontaneidade, até que já não aja nada ou quase nada dela.

Se desafie a ser espontâneo. Cometa erros, aprenda o que precisa/as lições que precisa. Uma lição aprendida te deixa pronto para a próxima. Você faz uma escolha, entra em ação, erra, sofre (se for o caso chore, desespere, escabele :D), então fica farto de sofrer, e então está pronto para não ser teimoso(a) e não repetir esse erro que veio da sua escolha, que veio por sua vez de uma emoção/impulso, que veio antes de uma percepção equivocada e distorcida do ego (wow, voltamos mesmo muitas casas, não!?); logo, ganha consciência dessa percepção e emoção/impulso do ego, para que depois então, quando estiver a experienciar esse mesmo tipo de situação/contexto, estará mais consciente dela (escolha) quando ela surgir, e então poderá simplesmente sorrir a esse emoção/impulso padronizado do ego para tal situação, e se quiser, lhe dê um recado tipo: "não, obrigado/valeu. Se ir por esse caminho, já sei no que vai dar. Agora estou consciente da verdadeira origem dessa sua sugestão, caro ego. E não vou segui-la. Vou fazer o que é certo fazer/a escolha mais útil para mim, mesmo que me sinta nervoso e ou desconfortável, ou até mesmo que sinta que vou "perder" alguma coisa" (um tema para outro post).

*Me refiro a falta delas (qualidades) e não defeitos, porque o que há de fato em todos nós são capacidades e qualidades diferentes. Falta destas são o que chamamos "defeito(s)". Que é um conceito criado para referir-se a coisas, pois só as coisas são criadas para serem perfeitas em sua finalidade. Quando uma delas não cumpre sua finalidade por algum motivo, dizemos que está com defeito. Como muitos outros conceitos que inventamos simplesmente para podermos dar nomes as coisas, não têm nada haver com pessoas. Veja bem, é preciso começar a entender as coisas em suas essência para que possa se "reconstruir" a partir da Verdade do que realmente É. Em outras palavras, começar a se lembrar do que de fato É para então Ser, :):D.

E é isso.

Siga a desfrutar da sua viagem, parceiro.

A viver as suas paixões e a fazer aquilo que ama.

Grato pela sua pergunta.

RVM

Se tem alguma dúvida ou questionamento, bem como sugestão ou comentário, envia-me/chama-me aqui. Vou adorar saber o que tem a dizer sobre o que está vendo aqui. Seu feedback é muuuito bem-vindo! :)

Link