ego humano - introdução
Vamos entender agora o que é o ego, como ele funciona e qual é o verdadeiro problema que este nosso amigo nos traz.
Este é daqueles temas super importantes, que todos os interessados na sua evolução (e estou a falar de evolução a sério mesmo) deviam saber, mas que infelizmente quase não se ouve falar sobre em lugar nenhum.
E acontece que é mesmo difícil falar sobre o ego e os problemas que ele causa pois num mundo onde ele é o rei, falar dele não é do seu agrado. Logo não é um tema que atraia muita gente a palestras, workshops, livros ou qualquer outra forma de transmissão de conhecimento.
Mas como aqui é o Sou FAMC e não uma loja/sessão de validação, e porque isso aqui é para quem quer mesmo evoluir e subir de nível de consciência a sério, vamos seguir adiante.
ENTÃO, O QUE É O EGO HUMANO?
O ego humano/mente é o nosso eu separado.
O nosso corpo, a nossa mente, as nossas emoções. aquilo que temos separado dos outros no mundo material.
É a noção de eu separado, aquilo com que você se identifica em contraste com todo o resto no mundo material.
O meu corpo, os meus pensamentos, o meu nome, as minhas emoções, as minhas necessidades, os meus desejos... tudo o que diz respeito à mim.
E o ego é esse nosso amigo eu separado, o qual está sempre preocupado com ele próprio. Com o que lhe acontece, com o que vai lhe acontecer, com como está.
E oka, até aqui tá tudo bem
Ele tem de se proteger porque está sempre à mercê das 1001 coisas diferentes que se vão manifestando na sua vida material.
E porque tudo o afeta, ele cedo começou a perceber que tem de evitar certas coisas e ter outras para se sentir bem. Logo tudo o que ele percepciona ou experiencia no mundo material interessa-lhe. Isto significa que lhe vai dar atenção e importância. Que se vai identificar com tudo o que surge... pois tudo o afeta, tudo cria e define algo nele.
Então a forma básica como ele funciona é um estado constante de proteção e uma espécie de preocupação com o seu estado, com como está, com como vai sair das situações, se vai perder algo, se vai sair prejudicado, se se vai sentir mal, etc.
O que se passa com este nosso amigo ego, é que vive em constante julgamento e crítica para se proteger. “Isto é bom ou mau?”
E como no fundo o ego, ou eu separado, está sempre “indefeso”, este estado de preocupação/julgamento está sempre ligado, a funcionar, e é utilizado em relação aos outros egos e eus separados.
O resultado é simples: constante comparação com os outros egos... e definição de valor próprio através dessa comparação.
ENTÃO QUAL É O PROBLEMA?
São vários... o que torna a vida numa aventura e viagem bem “interessante” e “divertida”.
O primeiro deles todos é que o ego está sempre a sofrer. Se tudo o afeta, tudo o irá fazer sofrer. Porque se surgir e for mau, enquanto existir irá fazê-lo sofrer. Se surgir e for bom, quando desaparecer vai fazê-lo sofrer.
Ele não tem escolha, está sempre à mercê do mundo material e do que neste surgir.
O outro problema, para além de viver em constante sofrimento sem ter escolha, é que para se preocupar com ele próprio... não se pode preocupar com os outros. E é aqui que as coisas começam a tornar-se muito “engraçadas”.
Para o ego estar bem, só pode tratar de si e ter-se a si próprio em consideração. Para ele é sempre o que ele ganha e obtém que interessa, pois é a única solução que tem para se aliviar do sofrimento constante em que vive. O grande problema surge quando numa das suas comparações com outro ego ele chega à conclusão que o outro está a obter mais que ele, ou que de alguma forma está melhor ou é superior a ele.
Aí começa a festa.
A grande festa que o ego tanto adora. Que é tentar mandar abaixo/diminuir os outros e prejudicá-los para se sentir bem ou melhor consigo próprio.
Este estado de não querer saber dos outros expressa-se essencialmente de duas formas: ou o ego quer obter algo de alguém e por isso faz tudo o que achar que pode resultar não querendo saber de como a outra pessoa se sente ou fica, e vai usar desonestidade, manipulação e outras coisas fantásticas do género...
Ou ao se aperceber que alguém está melhor que ele ou é superior a ele, vai tentar prejudicá-lo, diminui-lo, ou de alguma forma destruir o seu bem-estar e sucesso.
É óbvio que quando estas duas expressões tomam proporções grandes, temos todo o tipo de crimes, injustiças, traições, abusos, violência, guerras, conflitos, etc., etc.
Porque para o ego funciona assim:
“Sou eu contra você, e só um se pode sentir bem no final disso. E pode ter a certeza que não vais ser você!”
Para o ego a vida é à la Highlander, “dó pode haver um” :D. EU! :DD
Bem, uma forma um pouco limitada e primitiva de viver, mas hey, é o nosso amigo ego humano =)
Tanto se prejudica a si próprio como aos outros, é a causa de todo o sofrimento humano.
Agora vem a parte difícil de compreender. É que não há nada de errado com o ego humano e a sua existência. Para quem começa a compreender este fenômeno do ego e as suas consequências negativas, surge logo um ódio em relação a ele e um desejo de o criticar severamente e eliminar. O engraçado desta reação é que nada mais é do que o próprio ego a compreender a sua existência e a falar mal e julgar a si próprio.
E isso é mesmo cômico, não!? :D :D
ENTÃO SE NÃO HÁ NADA DE ERRADO NO EGO HUMANO, O QUE SE FAZ?
Presta atenção porque isto é muito simples... é que o problema está em experienciá-lo, não em compreendê-lo.
O problema não está na existência do ego humano, está no seu controle sobre nós e na nossa identificação com ele. Transcender o ego não significa eliminá-lo, significa vermo-nos livres do seu controle. Ele continua lá, e devemos não só transcendê-lo como também fazê-lo evoluir e torná-lo saudável.
.
.
.
.
.
E é isso.
Agora que sabe, está livre de todo o sofrimento humano e é verdadeiramente Feliz.
...
Hã? Como assim? Ainda não??
Então, mas eu já expliquei a coisa toda...
.
.
.
Seria mesmo incrível que fosse assim tão simples, certo!? Saber e pronto, já está resolvido.
Mas não é... até porque saber algo, ter a informação dentro da cabeça e pensar nela, continua a ser uma experiência do ego.
Os meus pensamentos, lembra-se?
Então como é que se sai disto??
COMO EVOLUIR E TORNAR SAUDÁVEL O MEU EGO
Conhecendo-o, entendendo-o, acolhendo-o e amando-o, pois ele é parte de nós.
Ao avançar nesse caminho/processo, percebemos que o que eu até agora trouxe como opção de caminho/escolha (ego x espirito), na verdade deixa de existir quando acolhemos e aceitamos a dualidade da vida e integramos e cuidamos daquilo que nos constitui enquanto Ser (Corpo-Mente-Emoções/Ego-Espírito), para então seguir o CAMINHO DO MEIO.
Mas até que se chegue a esse entendimento, nível de consciência ou amadurecimento/ transcendência do ego que permita seguir esse caminho, é preciso seguir aprendendo mais obre ele (ego).
Se trata disso então: buscar, estudar, aprender, assimilar e aplicar.
Se tornar um observador e explorador de si mesmo.
Se Autoconhecer, se tornar mais Consciente e Autorresponsável pela sua Vida – TRÍADE DA AUTORREALIZAÇÃO.
Ou seja, fazendo da sua Evolução Pessoal um estilo de vida.
Somente assim poderá aprender a fazer as escolhas mais conscientes e mais úteis para a sua vida/para adicionar mais qualidade a sua vida.
Além disso, você pode....
...me acompanhar e “consumir” os conteúdos que lhe ofereço.
São conteúdos/assuntos sobre os quais você não encontra em lugar algum. Bom, ao menos não da maneira que serão abordados/ levantados e escancarados aqui.
Vou te falar sobre Evolução Pessoal e sobre o verdadeiro caminho do/para o Ser Humano.
E esse/o caminho é o caminho da Integridade, do Amor, da Compaixão, do Respeito, da Autenticidade, da Coragem, da Humildade e da Honestidade.
E a minha intenção é justamente te ajudar a caminhar nesse sentido, a perceber e ver além.
Quero lhe ajudar com o que ajudou e ajuda a mim.
Me acompanhando, vai perceber que há uma solução e todos estão à altura/tem a capacidade de a usar. Se há algo que não ajuda absolutamente ninguém é dar à atividade de transcender o ego uma aura de “algo quase impossível que apenas 2 ou 3 seres humanos conseguem”. Isso não é verdade, todos temos em nós o que precisamos para transcender o ego e fazê-lo evoluir. É preciso entrar em ação, e estar pronto para muitos desafios a sério
Como eu já disse, relativamente ao ego é quando a evolução humana se torna menos atraente, pois o processo não é nada fácil nem rápido. Mas para o ser humano que quer de fato subir de nível de consciência e contribuir para o Todo, este é um trabalho sério de evolução que tem mesmo de ser feito.
Agora, lá porque eu estou aqui a falar disto não quer dizer que seja porque sou um guru iluminado e porque já transcendi o meu ego com uma perna atrás das costas, e só estou disponível ou para quem me pagar milhares de reais, ou para quem conseguir descobrir a gruta onde vivo afastado do mundo e da humanidade ;):D
Obviamente que continuo o meu caminho, aqui não há gurus, mestres nem campeões... eu apenas partilho aquilo que tem feito a diferença na minha vida. E se eu nunca experienciei algo, então também não falo sobre isso aqui.
E se há algo que eu tenho experienciado, é uma cada vez mais liberdade relativamente ao meu ego, e cada vez maior Compaixão e paz interior, independentemente das pessoas e das situações.
Não sou mais refém de mim mesmo tampouco vivo dentro da minha cabeça/mente.
E é por isso que decidi partilhar contigo as ideias e conceitos sobre o ego humano, para que você, se estiver VERDADEIRAMENTE interessado(a), possa ter mais paz na vida e contribuir para a vida dos outros através do seu novo nível de consciência.
Fico por aqui agora. Foi apenas uma breve introdução ao ego humano.
No próximos posts aqui do blog vou entrar em mais pormenores, casos concretos, e dar uma visão mais prática e realista.
.
.
.
E hey, como devem estar percebendo, não lhe ofereço/ensino como aprender a ganhar dinheiro ou se tornar rico, tampouco a ser altamente produtivo ou melhorar a performance em alguma coisa, e coisas do tipo. Eu lhe ensino a ser algo que nenhum dinheiro pode te dar/comprar: uma pessoa ÍNTEGRA.
Te ensino a Viver alinhado com a Realidade e com Intenção, a partir daquilo que realmente importa.
Agradeço por ter chegado até aqui.
Agora vai e segue aquilo que ama, com paixão e entusiasmo, e a fazer o melhor que pode com o que agora tem a disposição.
RVM
Mas até que se chegue a esse entendimento, nível de consciência ou amadurecimento/ transcendência do ego que permita seguir esse caminho, é preciso seguir aprendendo mais obre ele (ego).
Se trata disso então: buscar, estudar, aprender, assimilar e aplicar.
Se tornar um observador e explorador de si mesmo.
Se Autoconhecer, se tornar mais Consciente e Autorresponsável pela sua Vida – TRÍADE DA AUTORREALIZAÇÃO.
Ou seja, fazendo da sua Evolução Pessoal um estilo de vida.
Somente assim poderá aprender a fazer as escolhas mais conscientes e mais úteis para a sua vida/para adicionar mais qualidade a sua vida.
Além disso, você pode....
...me acompanhar e “consumir” os conteúdos que lhe ofereço.
São conteúdos/assuntos sobre os quais você não encontra em lugar algum. Bom, ao menos não da maneira que serão abordados/ levantados e escancarados aqui.
Vou te falar sobre Evolução Pessoal e sobre o verdadeiro caminho do/para o Ser Humano.
E esse/o caminho é o caminho da Integridade, do Amor, da Compaixão, do Respeito, da Autenticidade, da Coragem, da Humildade e da Honestidade.
E a minha intenção é justamente te ajudar a caminhar nesse sentido, a perceber e ver além.
Quero lhe ajudar com o que ajudou e ajuda a mim.
Me acompanhando, vai perceber que há uma solução e todos estão à altura/tem a capacidade de a usar. Se há algo que não ajuda absolutamente ninguém é dar à atividade de transcender o ego uma aura de “algo quase impossível que apenas 2 ou 3 seres humanos conseguem”. Isso não é verdade, todos temos em nós o que precisamos para transcender o ego e fazê-lo evoluir. É preciso entrar em ação, e estar pronto para muitos desafios a sério
Como eu já disse, relativamente ao ego é quando a evolução humana se torna menos atraente, pois o processo não é nada fácil nem rápido. Mas para o ser humano que quer de fato subir de nível de consciência e contribuir para o Todo, este é um trabalho sério de evolução que tem mesmo de ser feito.
Agora, lá porque eu estou aqui a falar disto não quer dizer que seja porque sou um guru iluminado e porque já transcendi o meu ego com uma perna atrás das costas, e só estou disponível ou para quem me pagar milhares de reais, ou para quem conseguir descobrir a gruta onde vivo afastado do mundo e da humanidade ;):D
Obviamente que continuo o meu caminho, aqui não há gurus, mestres nem campeões... eu apenas partilho aquilo que tem feito a diferença na minha vida. E se eu nunca experienciei algo, então também não falo sobre isso aqui.
E se há algo que eu tenho experienciado, é uma cada vez mais liberdade relativamente ao meu ego, e cada vez maior Compaixão e paz interior, independentemente das pessoas e das situações.
Não sou mais refém de mim mesmo tampouco vivo dentro da minha cabeça/mente.
E é por isso que decidi partilhar contigo as ideias e conceitos sobre o ego humano, para que você, se estiver VERDADEIRAMENTE interessado, possa ter mais paz na vida e contribuir para a vida dos outros através do seu novo nível de consciência.
Fico por aqui agora. Foi apenas uma breve introdução ao ego humano.
No próximos posts em meu BLOG (SOU FAMC) vou entrar em mais pormenores, casos concretos, e dar uma visão mais prática e realista.
.
.
.
E hey, como devem estar percebendo, não lhe ofereço/ensino como aprender a ganhar dinheiro ou se tornar rico, tampouco a ser altamente produtivo ou melhorar a performance em alguma coisa, e coisas do tipo. Eu lhe ensino a ser algo que nenhum dinheiro pode te dar/comprar: uma pessoa ÍNTEGRA.
Te ensino a Viver alinhado com a Realidade e com Intenção, a partir daquilo que realmente importa.
Agradeço por ter chegado até aqui.
Agora vai e segue aquilo que ama, com paixão e entusiasmo, e a fazer o melhor que pode com o que agora tem a disposição.
RVM