níveis de consciência
Escala de níveis de consciência? Existe isso?
Sim, existe, e demandou um longo estudo para ser organizado.
A medição e a determinação matemática de níveis de consciência dos seres humanos é um dos trabalhos pioneiros e mais interessantes do médico psiquiatra americano David R. Hawkins (1927-2012), trazidos ao público em grande parte no livro “Poder contra Força: Uma Anatomia da Consciência – Os Determinantes ocultos do comportamento humano” (Power vs Force: The Hidden Determinantes of Human Behaviour), de 1995.
“Nesse livro, Hawkins revela algumas propriedades fascinantes da consciência humana. Neste trabalho, ele criou e calibrou um mapa enormemente útil da consciência humana., a partir da realização de várias pesquisas usando a Cinesiologia, a ciência que obtém respostas diretamente da mente subconsciente de uma pessoa através de um teste muscular.
A Escala Hawkins organiza toda essa pesquisa de forma que todos possam compreender como se dá a evolução humana no que diz respeito às emoções e aos impactos que elas têm em nossa vida.
Com toda certeza, dentro da comunidade científica, Dr. David R. Hawkins foi uma das pessoas que mais se debruçou a estudar, desvendar, organizar e identificar as emoções humanas e como elas se apresentavam numa escala evolutiva.
Como PHD, psiquiatra e estudioso, observava que inúmeras escolas de psicoterapia apoiavam suas condutas na tentativa de obter respostas através da simbologia e referências mitológicas.
Dr.Hawkins buscou um outro caminho: a simplicidade inerente à verdade. Essa foi sua inspiração para a elaboração de um Mapa das Emoções humanas.
Será que conhecemos as emoções que estão dentro de nós? Será que sabemos verdadeiramente qual é nosso nível de consciência e como isso impacta em nossa vida e define nossos comportamentos?
Níveis de consciência?
Nível de consciência é o estado em que o ser humano toma suas decisões diferente de emoções que são passageiras. Todos nós passamos por esses estados durante situações diferentes. Todos os dias. Em determinadas situações nós comportamos de maneiras diferentes.
Conforme o nível do ser humano, há níveis onde ele toma MAIS decisões na sua vida, tem um determinado comportamento, o que revela o seu verdadeiro nível de consciência NO MOMENTO.
Dr David Hawkins, médico psiquiatra, espiritualista, autor de inúmeros livros identifica três níveis de consciência: consciência do medo, consciência moral-ética e consciência espiritual.
Por esses três níveis passam os sentimentos de vergonha, culpa, apatia, tristeza, medo, desejo, raiva, orgulho, Coragem, Confiança, Neutralidade, Vontade, Aceitação, Compaixão, Prazer, Razão, Amor, Alegria, Paz, Iluminação espiritual.” Especificamente no nível de consciência espiritual onde atingimos intimidade com Deus, e o que Ele quer que façamos.
A lista que logo veremos foi elaborada por David R. Hawkins, através de anos de estudo sobre a consciência humana.
Compreendendo a Escala/Lista/Mapa Hawkins da Consciência
A lista/escala/mapa de Hawkins avalia e ordena emoções que vão das mais negativas às mais positivas e caracteriza cada estado de consciência, detalhando os comportamentos que fazem parte dessas consciências.
É incrível como essa Escala é capaz de mapear nosso comportamento e despertar em nós o desejo do autoconhecimento, de superar cada um desses níveis, nos propondo quase que um desafio de auto superação.
Compreender os detalhes dessa Escala pode nos trazer saltos de consciência porque nos coloca em contato com a verdadeira essência, tornando transparente as emoções que nos movem e como elas têm impactado em nosso evoluir.
De forma rápida e resumida, o Mapa da Consciência nomeia as seguintes emoções:
Nota: Esta lista começa no nível mais elevado e desce até ao nível menos elevado. Há mais do que um nome em certos níveis para facilitar a identificação da sua essência. É importante não confundir estados com níveis, pois estados são temporários e níveis são permanentes. Por exemplo, há momentos em que podemos sentir tristeza, outros momentos alegria, outros orgulho, outros otimismo. Estes são estados temporários acessíveis a todos os seres humanos, que duram minutos, horas, dias, etc. Mas apesar de poder experienciar todos os estados, cada ser humano vive num determinado e específico nível de consciência através do qual toma as suas decisões, faz as suas escolhas, percepciona/interpreta a vida e os seus acontecimentos, etc.
(Esta lista é uma simplificação da Tabela dos Níveis de Consciência de David R. Hawkins. Para saberes mais sobre a Tabela dos Níveis de Consciência clica em http://www.veritaspub.com/)
Características das Pessoas que vivem em Níveis de Consciência Negativos
Independentemente do quão feliz pareça estar uma pessoa, as emoções negativas estão presentes.
Culpa
Medo
Raiva
Ansiedade
Irritação
Indignação
Todas essas emoções e sentimentos determinam níveis de consciência negativos e trazem sofrimento.
É comum observarmos indivíduos negativos cujos pensamentos são igualmente negativos. Isso acontece porque não se observam, não conseguem se compreender e não conhecem a si próprios. Buscam a felicidade em algum lugar fora delas. E, debruçar essa expectativa de que a felicidade vem do exterior traz muito sofrimento e frustrações constantes.
Essas pessoas se caracterizam por alguns comportamentos como:
Não praticam a autorresponsabilidade, não assumem para si o encargo de suas próprias vidas
Tendem a culpar tudo e todos por qualquer coisa que saia “errada” em sua vida.
Consideram que tudo o que sai fora daquilo que desejavam é uma grande desgraça
Nem de longe entendem que a vida é feita de experiências e que estamos aqui para experimentar, aprender e evoluir.
Buscam conquistar bens materiais, ter status, ser reconhecidos, captar atenção, tudo fora de si com a intenção de suprir suas carências e ausência de felicidade, tornando-se egoístas.
Características das Pessoas que vivem em Níveis de Consciência Positivos
De outra forma, observamos pessoas que se conectam muito mais com emoções positivas como:
Coragem
Neutralidade
Disposição
Aceitação
Disposição
Razão
São pessoas que entendem a amplitude do conceito de abundância, que é muito mais do que apenas possuir coisas materiais e conhecem o “sucesso”. Geralmente tornamos essas pessoas referências para nosso próprio desenvolvimento.
O entusiasmo, o perdão, o autodomínio estão presentes nas pessoas que focam mais nas emoções positivas. Denotam bem-estar e almejam isso para o próximo também.
Praticam e desenvolvem o autoconhecimento e consideram os erros que cometem uma oportunidade de aprendizado e seguem com tenacidade e constância.
E como é possível reconhecer onde estamos na Escala Hawkins da Consciência?
É apenas através da compreensão sobre em que nível de consciência estamos, como lidamos com nossas emoções e quais são nossas reações que podemos subir na Escala Hawkins da Consciência. Desenvolvendo a auto-observação, olhando verdadeiramente, sem julgamentos para si e para nossos comportamentos.
Quando conseguimos nos apartar das emoções, tanto das negativas quanto das positivas, na maior parte do tempo, olhando para a realidade que existe atrás de todas as situações que nos ocorrem, não julgamos aquilo que acontece como bom ou ruim, apenas observamos e olhamos o aprendizado oculto que existe ali.
Para que isso aconteça não é necessário que nos tornemos alheios e frios diante da realidade, mas é importante que observemos as emoções que nos cabem ou não, aquelas que fazem sentido e aquelas que não queremos mais em nossas vidas. Gênios e pessoas de ideais nobres estão nesse nível de consciência da Razão.
Além desse nível, há ainda pessoas que vivenciam o Amor através de uma postura altruísta e se mobilizam mais pelas necessidades dos outros do que suas próprias necessidades. Fazem isso com alegria, amorosidade por vivenciarem verdadeiramente o Amor. São aqueles que vislumbram uma sociedade mais harmônica e colaborativa.
Frequência dos níveis de consciência
Apesar de a pessoa "A" poder experienciar vergonha e medo de vez em quando, ela pode estar a maior parte do tempo num estado de desejo, logo é esse o seu nível de consciência. É através de desejo que ela funciona na vida pois é esse o seu estado predominante, isto apesar de ter momentos em que sente medo e outros em que sente ódio. Porque estão uns níveis acima dos outros? São melhores? Não há melhor nem pior, apenas diferente. Subjetivamente, para quem os experiencia, quanto mais elevado um nível é mais agradável ele é de experienciar. A pessoa tem consciência de mais aspectos diferentes da Realidade, assim como tem mais energia e poder. Um nível é chamado de mais elevado, pois está mais próximo da Verdade e é mais agradável de experienciar. Quanto mais para cima menos é o sofrimento, seja o que for que aconteça. Há Poder para lidar com a vida, e acontecem naturalmente as coisas mais fantásticas. Mas melhor do que ouvir/ler a minha explicação simplificada é ouvir a do David R. Hawkins (link mais acima). Mostro-vos abaixo uma tabela mais aprofundada e complexa e depois fico por aqui...
Conheça as emoções presentes em sua jornada
Por isso, buscar o autoconhecimento e a compreensão de como nossas consciências funcionam é a única forma de nos tornarmos pessoas mais plenas e felizes.
Tenha claro que:
A nossa felicidade depende diretamente do nosso nível de consciência. Pois o Espírito é completo, perfeito e eterno, não precisa de nada do mundo. Logo quanto mais elevado for o nosso nível de consciência, mais felizes nos sentimos independentemente do que nos acontece (ou não acontece) e temos (ou não temos) na vida.
Grato por ter chegado até aqui.
Segue as suas paixões e aquilo que ama.
Segue aprendendo, assimilando e aplicando.
Segue sendo FAMC
RVM
#consciência #níveisdeconsciência #emoções #rvmtreinador